27.3.11

AINDA NÃO SABES DA MISSA A METADE

Diz-se que foi usada pela primeira vez há cerca de 2000 anos, segundo registam os anais da história, por um tal de JC, aquando da primeira celebração de uma missa, na altura em que os fiéis se levantavam para ir embora tendo apenas ouvida a primeira oração : "Pessoal! ainda não sabeis da missa a metade!..."

Normalmente é usada para designar o desconhecimento que alguém tem acerca de determinado ponto. E é aqui que bate o ponto.
Desde logo, pela discriminação daquele que não sabe da missa a metade. Perpassa por aqui uma espécie de estigma sobre aquele que ignora, politicamente incorrecto nos tempos actuais, já que está cientificamente comprovado que quando uma pessoa não sabe de um assunto a culpa nunca é sua - pode ser do professor, do programa lectivo muito extenso, dos horários sobrecarregados, da falta de instalações condignas, dos livros pedagogicamente incorrectos, etc, etc, sendo isto válido tanto para a matemática como para a missa, matéria aliás da exclusiva competência dos clérigos, logo, pessoas com acesso privilegiado a "inside information" em matérias não ao alcance do comum dos mortais.

Sem comentários: